Em caravana à Brasília, Vice-presidente do FNO e presidente do Sioms se reúne com assessor especial da Presidência
Para participar da Caravana à Brasília, O SIOMS contou com o apoio do CRO/MS
Juntamente com outros representantes da Odontologia, diretores da FIO, FNO, FMB, FENAM, CFO e representantes do movimento “Dentistas do SUS”, o vice-presidente da FNO – Federação Nacional de Odontologia e presidente do Sioms – Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul, David Chadid, se reuniu com o assessor especial da Presidência da República, Swedenberger Barbosa.

Durante a reunião, foram feitas tratativas referente a atualização do piso salarial nacional dos cirurgiões-dentistas. “A FNO e SIOMS fizemos um posicionamento de aproximação com o governo federal e abertura de diálogo para que fosse discutido e viabilizado a implantação da lei que atualiza o piso da nossa categoria”, ressaltaram David Chadid e Ailton Coelho de Ataíde Filho, presidente da FNO.
Para o presidente do Sioms e vice-presidente da FNO, a caravana tem sido muito produtiva. “Conseguimos dialogar com os parlamentares, assessores e técnicos que trabalham com as questões do orçamento de 2026 e estamos certos que estamos no caminho certo para que a atualização salarial aconteça”.
A participação do presidente do Sioms e vice-presidente da FNO na caravana para tratar da atualização salarial, em Brasília, contou com o suporte do CRO/MS – Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, com o apoio da presidente Silvana da Silva Silvestre.
Representantes da Federação Médica argumentaram que médicos e cirurgiões-dentistas somados são 1 milhão de profissionais que atendem milhões de pacientes diários, demonstrando a importância técnica e política das categorias.
Vice-presidente da FIO, José Carrijo, argumentou que as entidades estão dispostas a flexibilizar os impactos financeiros, inclusive com possibilidades de escalonamento, mas que seja viabilizado o andamento do projeto de lei.
Dra. Joana Batista de Oliveira, representante da FNO explicou a necessidade da atualização da lei perante a extrema defesagem de salários de ambas as categorias em inúmeros locais do país frente à categorias de ensino médio e que a constituição e legislações do SUS rezam que o pagamento salarial deve ser vinculado a complexidade técnica de cada função.
O presidente do CFO, Cláudio Yukio Miyake, argumentou a importância da união das Federações Médicas e Odontológicas e a união entre sindicatos, federações e conselhos na luta da atualização da lei.
A reunião com o assessor especial da Presidências, Swedenberger Barbosa aconteceu no Palácio do Planalto, nesta quinta-feira (23).
Swedenberger, que também é cirurgiao-dentista, sabe da importância da atualização e colocou a disposição de apontar os caminhos, abrir as portas e orientar as instituições pois a luta é justa, é válida e necessária.



Publicar comentário