Carregando agora

Por meio do FNO, SIOMS participa da 214° Reunião Ordinária da CIRHRT

Por meio do FNO, SIOMS participa da 214° Reunião Ordinária da CIRHRT

29 de Agosto de 2023

Com o objetivo de debater ações para frear ou suspender o EaD – Educação à Distância nos cursos de graduação na área da saúde, o SIOMS – Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul, por meio da FNO – federação Nacional dos Odontologistas, participa da 214° Reunião Ordinária da CIRHRT – Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho, em Brasília/DF.

O presidente do SIOMS, e vice-presidente da FNO, David Chadid, falou da necessidade da modalidade presencial para garantir a qualidade no atendimento. “A formação em saúde necessita da integração entre o ensino, os serviços e a comunidade, e é fundamental que o ensino seja presencial”.

Chadid lembrou que o CNS – Conselho Nacional de Saúde destacou, em nota publicada em abril de 2023, que dados do Censo 2021 da educação superior mostram que, embora 77% das matrículas estejam na rede privada, apenas 18,2% das vagas novas foram ocupadas, e apenas 8,6% das vagas remanescentes. A nota aponta ainda que o número de cursos a distância aumentou 35% de 2019 para 2020, e mais 25% de 2020 para 2021, gerando um grande contingente de vagas ociosas.

Dessa forma, o vice-presidente da FNO defendeu a suspensão da abertura de novos cursos de graduação. “A situação precisa ser resolvida, não adianta abrirem novos cursos, com toda essa ociosidade de vagos, é preciso investir nos cursos presenciais, garantindo uma formação de excelência para os futuros profissionais”.Durante a reunião, a secretária da SGTES – Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Isabela Cardoso de Matos Pinto, apresentou de prioridades da nova Comissão Interministerial de Gestão da Educação na Saúde, criada pelo Decreto n° 11.440, de 20 de março de 2023.

Publicar comentário