Carregando agora

SIOMS pede ao MP a retomada dos atendimentos odontológicos aos finais de semana, em Campo Grande

Crise na Saúde deixa Maceió sem atendimento público odontológico

19 de Julho de 2023

Interrompidos durante a pandemia, nove unidade não oferecem atendimento odontológico aos sábados

O Sioms – Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul oficiou junto ao Ministério Público para que solicite a imediata abertura dos atendimentos clínicos, aos finais de semana, das unidades de saúde, seguindo os moldes do que era ofertado à população antes da pandemia.

O documento informa quais unidades ainda seguem sem o atendimento à população e destaca a importância do retorno da odontologia para que as pessoas passem pelos tratamentos necessários.

O presidente do Sioms, David Chadid, lembrou que a odontologia pública de Campo Grande já foi considerada referência no país. “Temos profissionais excelentes que fizeram da odontologia referência. E, que podem dar à população tratamentos odontológicos de qualidade, mas precisam das condições necessárias e uma delas é proporcionar esses atendimentos nos plantões e nos finais de semana, visto que não há opções no município para tratamento ambulatorial clínico fora do horário comercial”.

Chadid reforçou que nove unidades de saúde ainda não retomaram os atendimentos clínicos de finais de semana. “Essas unidades funcionavam anteriormente à pandemia, e, tendo em vista a retomada total de acesso à população dos serviços de saúde no atual momento, não há justificativa para que os serviços odontológicos também sejam imediatamente retomados, proporcionando um melhor atendimento à população”. 

De acordo com o presidente, além dos profissionais de odontologia, é fundamental que sejam retomados os trabalhos dos auxiliares, esterilização e da gerência do dia. “Uma capital como Campo Grande, que quer vender oportunidades, precisa restabelecer o atendimento à população nos fins de semana. A saúde bucal interfere de diferentes formas na vida da pessoa e o mínimo que o município precisa fazer é dar a oportunidade para que a população tenha saúde bucal de qualidade e atendimento também aos finais de semana”.

O ofício do Sioms foi encaminhado à 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande, para a Promotora Titular, Daniela Cristina Guiotti.

Publicar comentário